quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Receitas com Batatas

A batata já era usada pelos indígenas antes da descoberta da América. A batata chamada inglesa, apesar de seu nome, é originária da região andina, na América do Sul, entre as altitudes de 500 a 2000 metros, ideais para o seu desenvolvimento. 
O maior produtor de batata doce no Brasil é o Estado do Rio Grande do Sul.

Assado de Bacalhau com Batatas



2 (sopa) de manteiga
1 e ½ quilos de batatas (obs. cozinhar junto o bacalhau com as batatas)
200 gramas de parmesão (grosso ralado)
½ quilo de bacalhau limpo e cozido
1 lata de creme de leite com soro
300 gramas de mussarela picada
300 gramas de batata palha
Maionese a gosto
1 copo de leite
1 cebola picada
Salsa e cebolinha


Desfiar o bacalhau, refogá-lo no azeite e na cebola, depois acrescentar os cheiros-verdes. Reservar. Fazer um purê (com 2 colheres de manteiga derretidas), acrescentar as batatas e mexendo, acrescentando o leite aos poucos. Colocar um pouquinho de salsa e queijo parmesão. Colocar o creme de leite e misturar com o fogo desligado (não deixar muito mole). Untar uma refratária com azeite e polvilhar com farinha de rosca. Colocar o purê e passar a maionese sobre este, depois colocar o bacalhau, a mussarela, depois a batata palha. Polvilhar com farinha de rosca e queijo ralado e regar com azeite.



Assadinho de batatas com peru




5 batatas médias
1 de margarina
100 gramas de queijo mussarela bem picado
100 gramas de peito de peru picado
1 tomate grande picado
1 copo de cheddar

Cozinhar 5 batatas médias. Escorrer e colocar em uma vasilha funda. Amassar um pouco com um socador, não deixar transformar em purê. Mistura 100 gramas de queijo mussarela bem picado, 100 gramas de peito de peru picado, um tomate grande picado e 1 colher de margarina. Misturar tudo. Forrar uma travessa com cheddar e espalhar a mistura da batata por cima. Levar ao fogo por 20 minutos a 180° graus. Boa pedida para ser servido com peixes ou carne. Agrada à todos. Se não tiver condições para o cheddar, substitua por requeijão, fica bom dá mesma forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário